Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

sábado, 16 de novembro de 2013

Telemetria contribui para educação e segurança de motoristas nas estradas brasileiras

stralis nr
Para reduzir os riscos nas estradas e cidades, bem como contribuir com o meio ambiente, uma tecnologia que começou a ser utilizadas nas pistas de Fórmula 1 ganha cada vez mais adeptos no segmento de transporte. Trata-se da telemetria, tecnologia que permite a medição e comunicação do interesse do operador ou desenvolvedor do sistema. Ou seja, ela permite que as transportadoras e embarcadoras saibam tudo o que acontece quando seus veículos saem para as ruas, desde o tempo que a carga leva para chegar até o destino ou como os motoristas estão dirigindo.
Assim, a telemetria é uma importante ferramenta para ajudar a melhorar, cada vez mais, a cultura dos motoristas brasileiros, ao mesmo tempo em que ajuda a controlar as horas trabalhadas, por conta da lei da jornada de trabalho.
De acordo com Luiz Munhoz, diretor da Mix Telematics e especialista em telemetria, “as principais informaçõesoferecidas pela tecnolgia são: odômetro (distância percorrida), velocidade em pista seca ou molhada, tempo de acionamento da embreagem (pé na embreagem), freadas bruscas, acelerações bruscas, tempo de uso do veículo parado, em marcha lenta e em movimento, rotações do motor, combustível, temperatura do motor, falha na pressão de óleo e uso do freio motor para veículos de carga”.
“Os benefícios da telemetria incluem a redução de acidentes, melhoria do bem estar e segurança do motoristae, consequentemente dos passageiros, maior conscientização da comunidade e da responsabilidade social, além da redução de mortes no trânsito e redução dos custos relacionados a acidentes”, enfatiza Munhoz.
De acordo com o executivo, as empresas conseguem criar um ranking dos melhores e piores motoristas e, assim, premiar quem teve bom desempenho e incentivar quem precisa melhorar. Ganham os dois lados, pois a transportadora sabe que sua carga está em boas mãos, e o motorista se desenvolve cada vez mais, tornando-se um profissional consciente, eficiente e que terá o máximo de segurança nas suas viagens.
As soluções de telemetria são destinadas as indústrias e transportadoras que precisam gerir suas frotas, garantir a segurança do motorista e rastrear seus veículos com eficiência. Além disso, essa tecnologia contribui para diminuir o impacto no meio ambiente, por conta da economia com combustíveis, pneus, trajetos melhor definidos, ou seja, menor tempo no trânsito e a consequente emissão de gases poluentes, entre outros pontos.
Fonte: Portal Logweb
Publicado em 13/11/2013 no Blog do Caminhoneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário