Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

domingo, 8 de setembro de 2013

Volvo inicia projeto piloto para melhoria da mobilidade urbana em Curitiba

Linha Verde BRT Curitiba, Est Marechal Floriano
A Volvo Bus Latin America assinou uma parceria de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Curitiba para instalar na cidade um projeto pilotochamado de “Green Light”, ou “luz verde”. O projeto, é uma solução de telemática que contribui para melhorar a mobilidade urbana.
“Temos uma parceria histórica com Curitiba desde a década de 70, quando desenvolvemos os primeirosônibus articulados para a cidade. E mantemos nosso compromisso de trazer para Curitiba tudo o que há de mais moderno e inovador em transporte urbano de passageiros no mundo. A cidade aceitou, mais uma vez, a demonstração de um projeto da Volvo”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O “Green Light” é um dos projetos do Grupo Volvo para o desenvolvimento de soluções de tráfego dentro de um conceito de mobilidade e cidade conectada. Além de Curitiba, a solução esta em demonstração em Gotemburgo, na Suécia; em Viena, na Áustria; e em Salermo, na Itália.
O projeto funciona a partir da instalação de um dispositivo eletrônico no painel do ônibus, que se conecta a uma antena instalada no semáforo. Esta antena envia ao veículo os tempos das fases do semáforo, permitindo que o sistema calcule a velocidade ideal para o ônibus chegar ao cruzamento com o sinal aberto. Se a velocidade necessária não é compatível com as condições e regas de tráfego, o motorista pode ficar mais tempo parado no ponto.
“Com estas informações a disposição, o motorista tem mais controle da operação e pode dirigir de forma mais inteligente. Ele consegue, por exemplo, controlar os tempos de chegada e parada nos pontos, oferecendo mais tempo para o embarque e desembarque de passageiros”, explica Vinícius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin América.
Ao oferecer maior controle da operação, o “Green Light” permite que o motorista dirija de forma mais eficiente. “Como consequência, temos uma melhoria na mobilidade, redução do consumo de combustível e da emissão de poluentes”, destaca Gaensly.
“Precisamos garantir novas soluções técnicas para conforto dos usuários do transporte e vida melhor para população em geral, mantendo canais abertos para obter cooperação e recursos privados, governamentais e até internacionais”, diz Roberto Gregório da Silva Júnior, presidente da URBS (Urbanização de Curitiba).
Os recursos para o desenvolvimento do “Green Light” e instalação do projeto nas cidades onde está sendo apresentado são do Vinnova, um fundo sueco que investe em pesquisa e desenvolvimento de projetos inovadores.
Soluções de transporte
O Grupo Volvo investe constantemente para oferecer aos seus clientes, não apenas os veículos mais seguros e eficientes em consumo e emissão de poluentes, mas soluções que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade dos sistemas de transporte.
Na área de telemática, a Volvo Bus já oferece aos seus clientes sistemas de gerenciamento de frota e de tráfego que contribuem decisivamente para garantir mais eficiência à operação e qualidade ao transporte de passageiros. (Mais informações pelo site www.volvobustelematics.com.br).
Fonte: Volvo
Publicado em 06/09/2013 no Blog do Caminhoneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário