Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Trabalho Voluntário é um Diferencial para os Novos Tempos!

          Com o passar dos tempos percebe-se uma grande mudança na sensibilidade das pessoas com o objetivo de realizar um trabalho voluntário em alguma instituição para que seus valores possam ajudar o próximo. Se para algumas pessoas é algo bom por outro lado percebe-se ainda a rejeição de pessoas para participar de um trabalho voluntário.
         As experiências no trabalho voluntário tem permitido conhecer e aprimorar realidades sobre a prática do voluntariado nos novos tempos. A cada oportunidade que participo de um trabalho voluntário é muito gratificante, porque adquiro novos aprendizados para a vida.  
É importante destacar que durante a vivência do trabalho voluntário se adquire ótimos aprendizados desde o acompanhamento da organização do ambiente, da motivação dos voluntários até a execução do planejamento estabelecido para atingir os objetivos finais.
Os voluntários motivados e comprometidos por uma nobre causa, sem dúvida, geram uma sinergia para os clientes nas suas abordagens e nas entregas dos panfletos onde estão descritos os alimentos necessários para comporem as cestas básicas a serem distribuídas as pessoas cadastradas.
O diferencial do voluntário é ter vontade interna em estar disposto a ajudar, a querer melhorar uma condição de vida do próximo, praticar efetivas ações e fazer a diferença com a sua doação. Independente do sim ou não recebido durante a abordagem junto ao cliente, a motivação presente em cada voluntário sensibiliza no outro o ato de doar um quilo de alimento.
A capacidade vibrante de cada voluntário em multiplicar atitudes torna-se decisivo para atingir os objetivos finais do trabalho voluntário.
Para realizar o trabalho voluntário não tem idade cronológica determinada, mas uma idade emocional que permita perceber de maneira positiva os verdadeiros valores de um trabalho solidário em favor de apoiar as pessoas menos favorecidas ou que vivem numa vulnerabilidade social.
O trabalho voluntário requer que cada um saiba lidar com as diferenças de valores e que transforme seus pensamentos solidários numa corrente de união em transformar dificuldades em oportunidades de melhorar a vida do próximo.
É importante que a sociedade se mobilize na organização dos trabalhos voluntários e que tenhamos cada vez mais pessoas comprometidas com ações sociais a favor da vida.
Vivemos num momento de mudanças rápidas, que exige do ser humano uma revisão diária dos modelos mentais na busca por uma melhor conduta e comprometimento pelas causas sociais.
Com a evolução das demandas dos seres humanos, o modelo de voluntariado exige atualizações frequentes para que tenhamos mais voluntários com vontade de realmente servir ao próximo e tenhamos pessoas mais felizes e com melhor qualidade de vida.
Nesse cenário percebe-se, que o voluntariado vem buscando ocupar uma representatividade dentro da sociedade, para isso é necessário ter uma liderança comprometida em manter a equipe engajada em estar frequentemente realizando eventos para que a chama do trabalho solidário faça parte da vida das pessoas.
É importante destacar, que já existem empresas que valorizam o trabalho voluntário no currículo do candidato quando da contratação. É um sinal de mudança para os novos tempos!
O trabalho voluntário faz a pessoa crescer na sensibilidade humana e perceber as diferentes realidades quando assumimos o papel de conhecer as dificuldades do outro.

O trabalho voluntário desenvolve a habilidade social do ser humano! Pense nisso!

Escrito por José Rovaní, Diretor da HighPluss, Palestrante, Consultor e Professor Universitário. Palestra sobre Trabalho Voluntário In Company. 
Contato: treinamentos@highpluss.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário