Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

domingo, 7 de abril de 2013

Pontos de Ônibus em São Paulo podem desabar sobre passageiros



ônibus
De acordo com o consórcio que venceu a licitação para troca e manutenção dos pontos de ônibus na cidade, podendo explorar publicidade nos locais, pelo menos 500 abrigos podem desabar sobre os passageiros. A cidade já começa a receber os novos modelos e até 2016 terá 14,7 mil totens e 7,5 mil abrigos. Foto: Divulgação
Pelo menos 500 pontos de ônibus em São Paulo oferecem riscos aos passageiros
Levantamento é da Otima, empresa que vai trocar pontos e abrigos
ADAMO BAZANI – CBN
Falta de conforto, sol forte, chuva, ausência de informação, dificuldade de visualização e até risco de ferimentos. São estas as situações enfrentadas pelos passageiros que aguardam a condução em grande parte dos pontos de ônibus de São Paulo.
A Otima, novo nome do Consórcio Pra SP, que por 25 anos vai explorar a publicidade nos pontos e abrigos em troca de manutenção e substituição das estruturas, divulgou um levantamento que mostra que ao menos 500 pontos de ônibus na Capital Paulista têm graves problemas de estrutura e podem desabar, ferindo passageiros e demais pedestres.
A cidade de São Paulo hoje possui cerca de 6 mil 500 abrigos cobertos e 12 mil 500 pontos simples. Segundo a concessionária, nenhum destes equipamentos recebe manutenção correta desde 2007 e muitos estão em posição e oferecem estruturas inadequadas para demanda de passageiros e quantidade de linhas.
Até o final desde ano, a Otima prometeu trocar 1 mil 400 pontos. O problema é que a maioria tem sido em áreas nobres e vias centrais, que chamam mais a atenção das empresas para anunciarem. No entanto, a concentração dos problemas nos pontos e abrigos de ônibus se dá nos bairros mais afastados. Uma companhia de cerveja já instalou anúncio em alguns abrigos, o que tem gerado polêmica. Se a veiculação de comerciais de bebidas alcoólicas é proibida durante o dia nas rádios e TVs para não expor as crianças e adolescentes ao incentivo do uso do álcool, no ponto de ônibus o anúncio está o dia inteiro, podendo ser visto por qualquer pessoa, de qualquer idade.
Até o final deste ano, a Otima vai colocar 1 mil 400 pontos e abrigos novos. O consórcio começou os serviços em 17 de fevereiro e trocou 97 equipamentos até esta sexta-feira.
Até o final de 2015 devem ser trocados todos os pontos e abrigos de ônibus da cidade e em 2016 devem ser instalados mais mil novos abrigos e 2,2 mil novos totens, que vão substituir os atuais “piquetes” – pontos comuns. Com isso, em 2016, a cidade dever ter 7,5 mil abrigos e 14,7 mil pontos ou totens.
Os abrigos terão vários tipos de design:
Butalista: com desenho futurista e impactante
Minimalista: vai ter um visual leve que interfere minimamente na paisagem urbana, sendo usado em áreas com monumentos, praças e prédios históricos, por exemplo.
“Caos Estruturado”: O nome é meio estranho mesmo. Será o mais simples e é o modelo que terá mais unidades. É o mais simples de todos, possuindo um banco e cobertura transparente, mas que filtra raios ultravioletas, garante a empresa.
“High-Tech”: é o mais tecnológico. Terá telas sensíveis ao toque – touchsreen – com informações como itinerários, linhas e horários de ônibus. O painel fica no lado oposto de onde será colocada a publicidade e vai trazer também dados interessantes da cidade, como os pontos turísticos. Tocando sobre cada ponto turístico, a tela trará a informação de como chegar ao local. Serão poucas unidades que devem ser instaladas em regiões como na Avenida Paulista e na Avenida Brigadeiro Faria Lima, onde há cabos e redes para conectar o equipamento eletrônico e câmeras de vigilância para coibir o vandalismo.
Publicado em 06/04/2013 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário