Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Setor de transporte é o mais prejudicado pelos custos sistêmicos brasileiros


DAF-trucksPesquisa realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com 127 empresas brasileiras, aponta que o setor de transporte (11%) é o mais prejudicado pelos altos custos sistêmicos do país, seguidos pelos setores de serviços (9%) e energia (8%). O estudo revela ainda que 97% das organizações acreditam que os custos sistêmicos brasileiros são altos e diminuem a competitividade das empresas.
Para 29% das empresas, a atual tributação cobrada no Brasil interfere no aumento da produtividade e competitividade das organizações, além da burocracia e legislação trabalhista (14%). O investimento em infraestrutura também foi considerado um impasse à competitividade das empresas, para 13% dos entrevistados, bem como o sistema educacional, tanto público como privado (12%). Fatores como sistema bancário e saneamento básico não foram mencionados como problemáticos.
Trita e três por cento dos entrevistados destacaram que ações para reduzir a corrupção no país devem ser tratadas como prioridade na agenda governamental, assim como investimento no sistema educacional brasileiro (15%) e revisão das leis trabalhistas (8%).
O levantamento revelou ainda que 71% dos entrevistados consideram que, embora não seja um tema novo, o governo não tem se mobilizado, de forma estratégica e efetiva, para reduzir os custos sistêmicos brasileiros e que as organizações têm tomado à frente para reduzir o déficit que esses custos geram sobre a produtividade das suas operações: segundo a pesquisa, 83% realizaram investimentos para diminuir o impacto dos custos sistêmicos. Por outro lado, 70% dos entrevistados apontaram que a ausência de ações planejadas no médio e longo prazo para reduzir esses custos afetou significativamente a atratividade do país para novos investimentos, nacionais e estrangeiros.
Fonte: Divulgação
Publicado em 15/02/2013 no site http://blogdocaminhoneiro.com/setor-de-transporte-e-o-mais-prejudicado-pelos-custos-sistemicos-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário