Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Ônibus elétrico recarrega bateria sem necessidade de fio



onibus
Universidade dos EUA desenvolve ônibus elétrico cujas baterias são recarregadas nas paradas por indução magnética. A vantagem é que as baterias podem ser menores e a recarga é feita de maneira rápida. Divulgação.
EUA desenvolvem ônibus elétrico que recarrega bateria sem fio
Veículo usa sistema de indução magnética, igual Smartphone
ADAMO BAZANI – CBN
Ônibus com formas de tração alternativas ao petróleo já são realidade e devem estar cada vez mais presentes nas cidades. O processo é irreversível.
Os esforços agora são para deixar estes veículos mais práticos e baratos.
Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, deram um importante passo neste sentido.
Eles desenvolveram um ônibus elétrico que recarrega as baterias por indução magnética: é o Aggie Bus, que já está circulando em Logan, onde está a universidade.
O veículo para nos pontos para embarque e desembarque de passageiros. No local há uma plataforma que realiza a transmissão de energia para os captadores do ônibus. Para que isso funcione, há transformadores no solo e no veículo.
Por conta da dificuldade de parar o veículo com precisão no local onde estão os equipamentos, há uma espécie de margem de tolerância.
Se o motorista parar cerca de 15 centímetros fora da localização do equipamento, a condução elétrica de 25 kW para as baterias terá 90% de aproveitamento.
De acordo com os pesquisadores, pelo fato de os ônibus terem rotas determinadas, é possível calcular a autonomia das baterias e qual a distância necessária entre um ponto e outro. Como as recargas são constantes, as baterias podem ser menores, representando menos peso para o motor tracionar e menos espaço ocupado na carroceria, o que representa mais economia, menos desgaste de peças e maior espaço para os passageiros.
O projeto foi aprovado pelo governo de Utah e a universidade criou uma empresa própria, a WAVE, para desenvolver sistemas de baterias que possam receber recarga de 50 kW a cada parada e assim, fazer um ônibus de maior porte.
O protótipo da Universidade é um modelo pequeno.
A indução magnética do ônibus funciona como o sistema de recarga sem fio de Smartfones  mas com dimensões e cargas diferentes.
Publicado em 06/12/2012 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário