Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O novo ônibus urbano da Irizar na Europa



Irizar i3
Irizar i3 vai atender às necessidades de transporte urbano e interurbano. Veículo apresentado em Feira de Madrid tem piso baixo central e foi encarroçado sobre chassi Volvo B 7R. Foto: Leandro Ferreira/Transportes XXI
Irizar apresenta novo ônibus urbano na Europa
O modelo i3 segue as tendências de design da fabricante. Veículo é para aplicação urbana e intermunicipal. Para o Brasil, empresa ainda não tem planos para fazer veículos urbanos
ADAMO BAZANI – CBN
O veículo chama a atenção pelo o design e mostra que a Europa já incorpora conceitos de transportes rodoviários, como mais equipamentos de conforto, para os serviços urbanos.
O modelo i3, da Irizar, foi apresentado no salão de veículos comerciais em Madrid, na Espanha, FIAA Madrid 2012.
Irizar i3
Modelo segue as tendências de design da linha da Irizar e mesmo sendo um produto urbano usa elementos da linha rodoviária com o objetivo de oferecer mais conforto e sofisticação. Foto: Leandro Ferreira /Transportes XXI
Destinado para operações urbanas e interurbanas, o modelo traz elementos estéticos de toda a linha da marca, inclusive de rodoviários, com destaque para o conjunto óptico.
A unidade apresentada foi encarroçada sobre chassi B 7R da Volvo. A configuração é de piso baixo central(low entry). Além disso, a porta do meio possui uma rampa para acesso de portadores de limitações e deficiências.
A disposição interna de poltronas foi melhorada, segundo a Irizar, para comportar maior número de lugares, sem comprometer o espaço entre os bancos e o conforto. A versão de 12,5 metros de comprimento pode receber até 45 assentos. O Irizar i3 também pode ter a versão midi, intermediária entre micro-ônibus e ônibus convencional.
Foram usados novos materiais que deixam o veículo mais leve, resultando em melhor desempenho do motor e mais economia, ainda segundo a fabricante.
A estrutura segue o padrão europeu R 66/01. A parte da frente está mais resistente às colisões e o teto, mais rígido.
O modelo vai ser comercializado na Espanha e em Portugal.
Irizar i3
Interior do ônibus traz bancos mais confortáveis e modernos. Configuração do modelo de 12,5 metros pode comportar 45 assentos sem comprometer o espaço. Foto: Leandro Ferreira/Transportes XXI

ELÉTRICO:
O i3 também vai servir para o projeto de ônibus elétrico da Irizar. Hoje na Europa, as exigências por veículos com tecnologia de tração alternativa ao petróleo têm sido cada vez maiores. E a empresa não quer perder este mercado que está em crescimento, mesmo que ainda com a velocidade não desejada.
BRASIL:
A Irizar no Brasil, com sede em Botucatu, interior Paulista, fabrica apenas ônibus rodoviários. Na Fetransrio, evento organizado pela Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) e OTM Editora, a empresa lançou o modelo para médias e longas distâncias Irizar i6. O ônibus, dotado dos padrões europeus de estrutura de carroceria, se situa entre o modelo Century e o topo de linha PB e é a aposta da companhia para aumentar a participação num mercado cuja predominância é da linha Geração Sete (G 7), da Marcopolo.
Para o Brasil, não há planos por enquanto de produção de ônibus urbanos.
Publicado em 24/10/2012 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.Com Carlos Moura, Transportes em Revista. Blogpontodeonibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário