Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Número de passageiros cresce em São Paulo e frota dimunui

ônibus corredor
Demanda de passageiros de ônibus na Capital Paulista cresceu nos quatro primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2011. Mesmo assim, frota de ônibus foi reduzida em junho de 2012 na relação com o mesmo mês do ano passado. Demanda de corredores variou muito entre os trajetos, ficando na media 2,41% menor. Foto: Adamo Bazani

Número de passageiros de ônibus cresce em São Paulo
Quantidade de usuários em corredor caiu, mas passageiros continuam destacando a importância de vias exclusivas para ônibus e querem melhorias.
ADAMO BAZANI – CBN

A quantidade de passageiros de ônibus transportados pelo sistema municipal de São Paulo cresceu este ano, de acordo com a SPTrans – São Paulo Transportes, que gerencia os serviços na Capital Paulista.
Em relação aos primeiros quatro meses do ano passado, a variação foi de 0,7%.
Neste período de 2012, a sistema registrou 947 milhões de pessoas usando ônibus municipais. O número é 3% maior que os 921 milhões de 2009.
A frota de ônibus entre junho deste ano e junho do ano passado teve uma pequena queda, passando de 15.033 veículos para 14.972 ônibus.
Apesar de a redução ser considerada pequena, com o aumento do número de passageiros, ela significa menor oferta de vagas no sistema de ônibus.
CORREDORES DE ÔNIBUS:
A situação dos corredores de ônibus de São Paulo, muitos se limitando a apenas serem faixas que não oferecem mais eficiência aos ônibus, como ocorre com o Transoeste do Rio de Janeiro, o Corredor ABD, do ABC Paulista, e da rede de Curitiba, apresenta dados que variam de acordo com situações pontuais.
Em comparação aos quatro primeiros meses do ano passado, no mesmo período de 2012, a demanda geral dos corredores caiu 2,41%.
A queda foi puxada pela situação do corredor Campo Limpo / Rebouças / Centro.
A demanda nesta ligação foi reduzida em 20,71% no quadrimestre por conta do prolongamento da linha 4 Amarela do Metrô, que absorveu uma parte da demanda dos passageiros que saíam da zona Oeste, e da conexão desta linha com o serviço 9 Esmeralda da CPTM.
Pelo transporte por trilhos ser mais rápido muita gente migrou para o sistema.
O corredor, no entanto, é considerado importante por passageiros entrevistados numa sondagem. Mais da metade dos que migraram para o metrô dizem que eventualmente ainda usam o corredor como opção quando a linha do metrô está superlotada.
Outros passageiros, principalmente os que fazem deslocamentos menores vêem vantagens no corredor por julgarem perder tempo nas estações lotadas.
No outro extremo dos números, o corredor de ônibus Inajar – Rio Branco – Centro registrou alta no número de passageiros de 13,38% por conta de várias linhas do sistema local servirem apenas até este corredor.
A variação entre os quatro primeiros meses de 2011 e 2012, nos corredores de ônibus de São Paulo é bem diferente entre os trajetos:
- Inajar / Rio Branco / Centro: +13,38%
- Paes de Barros: + 4,67%
- Pirituba / Lapa / Centro: + 1,98%
- Jardim Ângela / Guarapiranga / Santo Amaro: + 0,48%
- Expresso Tiradentes: – 1,35%
- Vereador José Diniz / Ibirapuera / Santa Cruz: – 3,26%
- Parelheiros / Rio Bonito / Santo Amaro: – 4,16%
- Santo Amaro / Nove de Julho / Centro: – 7,02%
- Itapecerica / João Dias / Santo Amaro: – 8,64%
- Campo Limpo / Rebouças / Centro: – 20,71%
Os passageiros reconhecem a importância dos corredores, mas pedem vias melhores para os ônibus.
Em todo o ano passado, o sistema de ônibus municipal transportou 2 bilhões e 940 milhões de passageiros.
A maioria pede mais estrutura para os ônibus.
Corredores com pontos de ultrapassagem nas paradas, para evitar filas de coletivos, sistema de pré-embarque, pelo qual o passageiro já paga a passagem na estação antes de o ônibus chegar, e embarque em nível, com o piso da estação na mesma altura do assoalho do ônibus, tornariam os corredores ainda mais atrativos e as viagens mais rápidas e confortáveis.

Publicado em 09/07/2012 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário