Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

domingo, 22 de julho de 2012

Distrito Federal deve ter fábrica de ônibus chinês

onibus eletrico chines
Na busca por tecnologias limpas em transporte coletivo sobre pneus, a China possui experiência com ônibus elétricos. O país está de olho no mercado brasileiro e neste sábado deu um passo importante para seu objetivo. Em setembro vai circular a título de testes o primeiro ônibus chinês no Distrito Federal, que deve abrigar uma fábrica destes veículos. Foto de ilustração

Distrito Federal terá ônibus elétrico chinês em setembro
Veículo fará testes na Capital Federal. Fábrica deve ser instalada na região já para fornecer ônibus até a Copa do Mundo de 2014.
ADAMO BAZANI – CBN

As soluções de veículos de transporte coletivo sobre pneus menos poluentes estão cada vez mais presentes no dia a dia das cidades que sabem que o transporte público é uma das principais soluções para o trânsito e poluição, já que pode reduzir o excesso de veículos particulares.
No entanto, os ganhos ambientais dos transportes públicos podem ser ampliados com a adoção de tecnologias de tração que não poluem. Como todos sabem, não é possível tecnicamente e nem financeiramente levar os tão necessários trens e metrôs para todas as partes de uma cidade. Daí, a flexibilidade e a importância dos ônibus. Nem nos países com tradição ferroviária mantida, os ônibus são colocados em segundo plano.
E quanto menos eles poluírem, melhor.
Ao mesmo tempo, não é de hoje o interesse da indústria chinesa no setor de ônibus no Brasil, um dos maiores do mundo.
Alternativas de ônibus não poluentes, ou menos poluentes, o Brasil tem. Mas a China deve ter uma fábrica de ônibus elétrico, diferente dos trólebus, que precisam da rede aérea de fios, e dos híbridos, que necessitam de um motor a combustão.
Neste sábado, o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiróz, em viagem especial à China, anunciou que em setembro começa a circular em testes o primeiro ônibus elétrico chinês. O Distrito Federal deve ter uma fábrica destes veículos e já preparar as primeiras unidades para a Copa do Mundo de 2014.
SEGUE ABAIXO A NOTA COMPLETA DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL:
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou neste sábado (21) em Xangai, na China, que chegará em setembro a Brasília o primeiro ônibus elétrico para testes. Em viagem oficial, o governador destacou que investir na melhoria do transporte público no DF é prioridade da atual gestão. Ele explicou que o diferencial do ônibus elétrico é o uso de energia limpa, o que o torna ecologicamente correto.
“Nosso objetivo é instalar uma fábrica desses carros levar uma fábrica desses carros para se instalar no Distrito Federal, se constituindo em uma plataforma para o Brasil”, anunciou Agnelo Queiroz. Ele afirmou, ainda, adiantando que esses ônibus serão utilizados já na Copa do Mundo de 2014. “Um ônibus com energia limpa, boa autonomia, não poluente, que não faz barulho e não trepida, é muito confortável para o usuário e contribui com a sustentabilidade”, completou.
O presidente da TCB, Carlos Koch, que integra a comitiva do governador, explicou que o Governo do Distrito Federal trabalha nesse projeto desde 2011. O ônibus apresentado a Agnelo Queiroz e a integrantes do GDF hoje em Xangai foi desenvolvido especialmente para testes de campo em Brasília. Quando começar a circular pela capital, será possível avaliar aspectos de engenharia, adaptação às rodovias da região e, então, promover as alterações necessárias.
O veículo foi apresentado à delegação brasiliense pelos próprios dirigentes da fábrica de ônibus elétricos, Shuaihong Yuan, da Rui Hua New Energy; Huang Kunda, da Chang Long Bus, e João Eugênio Medeiros, da S4 Clean Energy. O ônibus será embarcado em navio no próximo dia 28, para, no prazo de dois meses, iniciar as aferições e a adaptabilidade do transporte na capital.
Atualmente, circulam pela China cerca se 1,5 mil ônibus elétricos, o que faz do país referência no uso desse tipo de veículo.
A comitiva do Distrito Federal também conheceu hoje a fábrica de painéis solares Chaori Solar, outra empresa que se destaca pelo uso de energia limpa.
Missão – A viagem faz parte da missão internacional do governador, que começou em 13 de julho e já passou por Dubai e Cingapura. Da China, a comitiva brasiliense segue para Alemanha e Itália. O objetivo da missão é divulgar Brasília como centro tecnológico e digital; conhecer os modelos dos melhores polos digitais do mundo e trocar experiências no setor de mobilidade e planejamento urbanos.
Além do governador, integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinicius Benevides, além dos deputados distritais Patrício (presidente da Câmara Legislativa) e Cristiano Araújo, bem como o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha.

Publicado em 22/07/2012 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus
Nota: Secretaria de Comunicação Social do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário