Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Catarinense coloca mais ônibus novos em operação

Onibus
Catarinense tem investido em renovação de frota, mesmo com as incertezas ainda do setor de transportes quanto a licitação das linhas de ônibus interestaduais e internacionais gerenciadas pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. No ano passado foram 31 ônibus, inclusive este modelo de maior altura e espaço. Neste final de semana, entraram em operação mais 15 ônibus, que contam com itens de segurança, que impedem por exemplo que os pneus arrastem em frenagens bruscas mesmo e pistas molhadas e que reduzem a velocidade do ônibus, independentemente da ação do motorista, de acordo com a velocidade do veículo que está a frente. Divulgação: Catarinense.

Catarinense anuncia renovação de frota
Empresa investiu R$ 15 milhões para a compra de veículos novos. Ônibus têm sistemas que evitam o arraste das rodas e que reduzem velocidade automaticamente em caso de risco de acidentes.
ADAMO BAZANI – CBN

Mesmo diante das indefinições quanto a maior licitação de ônibus rodoviários do País, a da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que deve reorganizar toda a malha de linhas interestaduais e internacionais, e com os diversos pontos de divergência entre as companhias e o Governo Federal, as maiores empresas de ônibus do setor, até para se prepararem para o certame, continuam investindo pesado em renovação de frota.
E não se trata apenas de trazer ônibus mais novos.
Porém, veículos mais modernos, com design mais agradável, e acima de tudo confortáveis e seguros.
A Auto Viação Catarinense, uma das mais antigas companhias do País, criada em 13 de abril de 1928, colocou neste final de semana mais 15 ônibus zero quilômetro em circulação.
Os veículos são da geração Sete da Marcopolo, modelos Paradiso 1050 e Paradiso 1200.
Além dos itens de série dos veículos, como bancos com maior ergonomia, melhor isolamento térmico e acústico, suspensão a ar, carroceria com sistema de resfriamento das rodas e dos freios, os ônibus possuem transmissão Confort Shift e Opticuise. Operando de forma conjunta, estes dois sistemas aumentam a segurança dos passageiros, impedindo que os pneus arrastem mesmo em freadas mais bruscas em pistas molhadas.
Além disso, o ônibus é dotado de um equipamento que reduz a velocidade de acordo com a velocidade do veículo da frente, mesmo sem o motorista frear.
Os veículos já estão em circulação nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, áreas de atuação da companhia, e fazem parte de um segundo lote de ônibus novos.
No primeiro lote deste ano, foram comprados 15 ônibus, num total até agora de R$ 15 milhões em investimentos.
A renovação, no entanto, vem desde o ano passado, quando a companhia comprou 31 veículos também da Geração Sete da Marcopolo, sendo uma unidade do Paradiso 1600, mais alto e espaçoso, para os serviços executivos.
ônibus
Catarinense, empresa que opera desde 1928, tem uma frota de cerca de 350 ônibus que transportam mensalmente 490 mil passageiros. A idade média é de 4,7 anos. Substituição para novos veículos, com outro padrão visual, será aos poucos. Foto: Adamo Bazani.
Até o final do ano, promete a Catarinense, devem ser adquiridos outros 22 veículos, já com o novo padrão visual da empresa, que pertence ao Grupo JCA, que congrega outras companhias, como Viação Cometa, Auto Viação 1001, Macaense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão Preto.
A Catarinense possui cerca de 350 ônibus em sua frota, com idade média de 4,7 anos, que transportam 490 mil passageiros por mês.
Os ônibus mais antigos, com o padrão visual que marcou vários anos a empresa, serão substituídos aos poucos, de acordo com a companhia.

Publicado em 02/07/2012 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário