Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Sprinter está menos poluente e transporta agora mais passageiros

Nova Sprinter
Nova Sprinter, além de apresentar design renovado que oferece mais visibilidade, agrega itens de segurança que gerenciam de maneira mais eficiente a frenagem, identificando até mesmo o comportamento do motorista. Motor segue as normas de restrição de emissão a poluente e é mais potente também. Modelos transportam mais passageiros também. Foto: Divulgação Mercedes Benz

Mercedes Benz apresenta nova linha da Sprinter
Utilitário segue as novas normas de redução de emissão de poluição para veículos movidos a diesel. Motores estão mais potentes.
ADAMO BAZANI – CBN

A Sprinter, utilitário da Mercedes Benz que é comercializado nas versões furgão, van e chassi, está de linha nova.
A empresa apresentou os novos veículos que trazem motores mais potentes e ecologicamente corretos, de acordo com as normas de restrição a poluição que entraram em vigor neste ano e que podem reduzir em até 80% a emissão de materiais particulados e 60% de óxidos de nitrogênio.
O motor OM 651 LA rende de 114 cavalos a 146 cavalos de potência para configurações de veículos que vão de um PBT – Peso Bruto Total – de 3.500, 3.880 a 5 mil quilos. Isso significa que o propulsor está entre 5% e 13% mais potente que na geração anterior da Sprinter.
Com torque maior também, a Sprinter, segundo a Mercedes Benz, ganha em agilidade e rentabilidade, inclusive no serviço urbano, onde as constantes desacelerações por causa do trânsito exigem retomadas posteriores rápidas.

SEGURANÇA:
Quem compra um utilitário prioriza economia, manutenção facilitada e rentabilidade.
Mas nem por isso o veículo precisa deixar de oferecer outros itens essenciais como segurança e conforto.
Na questão da segurança, a Sprinter tem o sistema de estabilidade ESP Adaptativo, produto registrado da marca, de que congrega freio ABS e ASR com o BAS e EBV.
O BAS consegue reconhecer a velocidade do veículo e reduz a distância de frenagem de acordo com reação do motorista sobre o pedal de freio. O EBV, por sua vez, identifica o efeito no centro de gravidade da carga e do veículo e regula a frenagem sobre as rodas.
O ESP Adaptativo recebe esse nome porque ao integrar os quatro sistemas de segurança ele adapta à condição de frenagem e à forma com que o motorista conduz em momentos de emergência.
A Sprinter traz air bags frontais nas versões furgão e chassi e além disso outro conjunto de bolsas de segurança para os passageiros da primeira fileira do veículo van.
A estrutura é de monobloco, com carroceria, chassi e motor formando um bloco, uma peça só.
Internamente, a Sprinter está mais espaçosa. O painel tem acessos mais rápidos à funções até mesmo para comunicação de rádio e Bluetooth e a coluna de direção ajustável traz mais conforto ao motorista.
Externamente, os faróis estão maiores. O parabrisa é mais alto e os retrovisores agora são maiores, que permite mais visibilidade.
A Sprinter agora pode transportar mais passageiros.
Além das versões de 9 e 15 passageiros, há as opções de 17 e 20 assentos, além do motorista.
Para as versões de carga também houve acréscimo na capacidade do veículo.

Publicado em 05/06/2012 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário