Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Inauguração do BRT Transoeste agrada população

Transoeste
Ônibus do corredor Transoeste começaram a operar em um trecho do sistema nesta quarta-feira. Modernidade das estações e dos veículos chamou a atenção da população: Divulgação: Prefeitura Rio de Janeiro.
Transoeste agrada passageiros na inauguração
Trecho do Primeiro BRT do Rio de Janeiro vai operar até a região de Guaratiba
ADAMO BAZANI – CBN

Mesmo com a ampla divulgação por parte da imprensa e da propaganda oficial, os ônibus do primeiro sistema de corredores rápidos e modernos, BRT, Transoeste, agradaram a população no Rio de Janeiro.
A inauguração do primeiro trecho do sistema ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 06 de junho de 2012.
O Transoeste é o primeiro dos quatro corredores de ônibus que o Rio de Janeiro elegeu como obra principal de mobilidade urbana.
A extensão total da obra será de 56 quilômetros, mas nesta primeira fase vai operar até a região de Gauratiba, entre a estação Pingo D’Água e Terminal Alvorada. Quando estiver em plena operação, o que é previsto para cerca de dois meses, o Transoeste vai unir a Barra da Tijuca, Santa Cruz e Campo Grande.
Os outros corredores de ônibus são Transbrasil, Trahnscarioca e TransOlimípica que vão formar uma malha de 140 quilômetros de corredores de trânsito rápido.
O Transoeste deve reduzir pela metade o tempo de deslocamento, inclusive em comparação ao feito por carros.
O sistema reúne o que há de mais moderno em corredores de ônibus.
As estações têm o mesmo conceito das estações-tubo de Curitiba, que permitem embarque no mesmo nível do assoalho do ônibus, mas são bem mais espaçosas e dotadas de climatizadores e painéis eletrônicos de informação que inclusive trazem a previsão do tempo de chegada dos veículos.
TransOeste
Obras do TransOeste além de proporcionar transportes mais rápidos vão auxiliar na qualificação paisagística do trecho por onde os ônibus modernos vão seguir. jornal Extra
O pagamento da passagem é antes do embarque, o que diminui o tempo de parada dos ônibus. Serão possíveis também integrações tarifárias entre linhas alimentadoras e convencionais. Com R$ 2,75, o passageiro pode usar três ônibus em duas horas. Com R$ 3,95 futuramente pode se integrar com o trem e com R$ 4,95 com ônibus urbanos intermunicipais.
Os ônibus são mais modernos e confortáveis em relação aos comuns. O design dos veículos chamou a atenção da população.
Os principais modelos são o Neobus Mega BRT e o Marcopolo Viale BRT.
Os veículos possuem mais espaço interno, ar condicionado e painéis de informação.
Estiveram presentes na inauguração do Transoeste o prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o ex presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Publicado em 06/06/2012 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transporte. Blogpontodeonibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário