Palestra para Motoristas

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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tecnologias do BRT para o Rio de Janeiro

ônibus BRT
Modelo de ônibus que será usado ns sistemas de corredores modernos exclusivos do Rio de Janeiro do tipo BRT – Bus Rapid Transit. Os BRTs trazem diversas vantagens para o passageiro e para as cidades em geral, com baixos custos trazendo benefícios semelhantes a outros modais cujas implementações e operações são bem mais caras. Entre os ganhos do BRT, respeitando o dinheiro público, estão: - Maior velocidade operacional (diminuindo o tempo de viagem), - Estações mais modernas e acessíveis (com rampas, elevadores, painéis eletrônicos, embarque no mesmo nível do assoalho do ônibus e o pré-embarque, que é a possibilidade de pagamento da passagem antes de entrar no veículo), - Ônibus mais modernos e maiores (por contarem com espaço exclusivo podem ser do tipo articulados e biarticulados substituindo um número maior de veículos de passeio e até ônibus convencionais), - Sustentabilidade (Os ônibus substituem vários veículos, podem ser de tecnologias limpas, o que seria mais difícil se operassem fora de corredores, e por operarem com maior eficiência, com menos para e anda, emitem menos poluentes), - Adoção de tecnologias novas a serviço do passageiro, empresas e sistemas como um todo. O Rio de Janeiro é um exemplo. Enquanto cidades que optaram por outros modais mais caros e que não transportam muito mais e nem têm velocidade maior que justifique tantos gastos, ainda estão em fase de estudos e nem abriram licitações, já em maio o BRT Transoeste contará com CCOs – Centros de Controle Operacional que informam e monitoram em tempo real os serviços e os ônibus contarão com painéis que informam em quanto tempo o veículo vai levar para chegar ao próximo ponto e para completar a linha.
Painéis em ônibus vão informar tempo de viagem no Rio de Janeiro
Esta será uma das tecnologias presentes no BRT Bus Rapid Transit. Sistema de gerenciamento, informação e fiscalização será estendido para todos os ônibus municipais
ADAMO BAZANI – CBN
Os sistemas de BRT – Bus Rapid Transit, compostos por corredores exclusivos para ônibus e estações de embarque e desembarque que diminuem o tempo de viagem, proporcionam ganhos ambientais ao retirarem veículos das ruas e aumentarem a eficiência dos ônibus, que podem ser mais modernos e confortáveis, também agregam tecnologia ao transporte urbano, com custos bem menores ao dinheiro público que outros modais de transporte, atendendo a um número significativo de usuários.
O Rio de Janeiro será prova disso, promete o poder público.
Com a inauguração do primeiro BRT da cidade, que difere e muito dos corredores de ônibus tradicionais, entre as inovações os passageiros contarão com painéis nos terminais e estações que informam linhas e horários e o mais inédito: cada ônibus terá em seu interior painéis que mostram para o passageiro a previsão de quanto tempo o veículo chegará ao próximo ponto e o tempo que ele vai levar para terminar a viagem.
A tecnologia deve ser implantada em maio inicialmente nos ônibus do corredor Transoeste, que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz.
Todas as informações serão monitoradas e transmitidas por dois CCO s – Centros de Controle Operacional, que terão telões em LCD, computadores, rastreadores, sistemas de rádio e equipamentos que permitem com que o sistema de informação seja interativo e atualizado em tempo real.
Os CCO s vão receber imagens das câmeras da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro. Se os operadores detectarem algum problema, como congestionamentos, passeatas, manifestações, alagamentos e acidentes, podem se comunicar com os motoristas nos ônibus.
Eles também poderão recalcular a previsão de chegada e intervalo dos ônibus atualizando as informações para os passageiros.
Equipados com GPS, sistema de rastreamento, os ônibus terão o tempo de viagem cronometrado e recalculado em caso de interferências ao tráfego normal.
Serão dois CCO s. Um na Rua Assembléia, no Centro do Rio de Janeiro, com 300 metros quadrados, e outro de 500 metros quadrados de dois andares que será construído no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O terminal está sendo reformado para receber as linhas de BRT. Neste CCO serão acompanhadas as atividades do TransOeste (Barra da Tijuca – Santa Cruz) e do TransCarioca (Aeropoirto Internacional – Barra da Tijuca).
Após ser implantada no TransOeste, a tecnologia de painéis que informam quanto tempo o ônibus vai demorar para chegar no próximo ponto ou para completar a linha deve ser estendida para outros ônibus municipais do Rio de Janeiro.
Os motoristas de ônibus e demais operadores do Consórcio Santa Cruz já recebem treinamento para dirigirem os novos veículos que vão trafegar pelo corredor BRT, que são tecnologicamente mais avançados. Outros funcionários vão ser treinados por simuladores, como os de aviões, mas para ônibus.
O sistema de monitoramento é de tecnologia norte-americana e já é usado com sucesso no BRT Transmilênio, de Bogotá, da Colômbia, que a baixo custo conseguiu trazer diversas melhorias para os cidadãos do local.
Já os simuladores de treinamento que criam situações como entrada e saída de passageiros e eventuais problemas, como acidentes ou interferências nos corredores, foram desenvolvidos na Espanha.

Publicado em 23/01/2012 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
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