Palestra para Motoristas

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segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Revisão na barra de direção de caminhões pode evitar acidentes

Os números que envolvem o trânsito brasileiro são expressivos. A frota de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus saltou de 29.962.783 unidades para 32.492.390 unidades de 2009 para 2010, registrando aumento de 8,4%, segundo levantamento do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores. Só os caminhões somaram 1.490.748 unidades, ante 1.354.375 unidades, numa alta de 10,1%. A reboque destes números, uma estatística alarmante. As mortes por acidentes chegam a 37 mil em 2009, de acordo com o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Parte desta cifra poderia ser evitada checando itens de segurança e de mecânica de caminhões e veículos. O Programa Caminhão 100%, do GMA – Grupo de Manutenção Preventiva, que consiste em conscientizar o motorista sobre a manutenção preventiva do veículo, revelou que, entre os problemas mais comuns, nos mais de 576 caminhões inspecionados na Rodovia Dutra, está o sistema de direção. Mais de 60% dos caminhões apresentaram algum defeito no componente. Segundo Edson Vieira, engenheiro da fabricante de autopeças Nakata, unidade de negócios Affinia Automotiva, a falta de manutenção no sistema de direção pode causar graves acidentes. “O sistema de direção deve ser revisado, periodicamente, a cada 10 mil km”, afirmou Vieira, explicando que, ao fazer a manutenção preventiva, é importante verificar se a barra de direção está empenada, assim como se existe algum tipo de desgaste ou folga. As coifas protetoras também devem estar em ordem. Peças soldadas ou recondicionadas podem representar trágicos acidentes. “Qualquer movimento brusco ou estradas esburacadas podem romper a peça quando soldada, ocasionando perda da direção”, advertiu o engenheiro da Nakata.

Vieira alerta para o principal sinal de desgaste na peça: a folga na direção. Também recomenda que o motorista faça manutenção do veículo em uma oficina de confiança para realizar o exame adequado no conjunto de direção e suspensão.

Foto: Iveco

Publicado em 08/01/2012 no Portal Logweb, link: http://www.logweb.com.br/

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