Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Volvo lança tecnologia que acorda condutores de caminhão

A tecnologia em prol da segurança vem crescendo em todos os segmentos automotivos. E os caminhões não são exceção. A empresa sueca Volvo resolveu desenvolver um novo mecanismo de alerta para os caminhoneiros.
A novidade é chamada de DAS (Detector de Atenção, em português) que é baseada em sensores que detectam quando um condutor está saindo do seu curso normal. Além disso, ele envia sinais visuais e sonoros se o motorista mostrar sintomas de cansaço como condução irregular.
Trata-se de um dispositivo invisível, que não atrapalha o motorista enquanto ele está dirigindo. Ele só avisa quando realmente tiver algum perigo na estrada que o motorista precise saber.
O objetivo dessa nova tecnologia é evitar acidentes nas estradas provocados, principalmente, pelo cansaço e desgaste físico dos motoristas. Segundo pesquisas recentes, sentir sono no volante é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado.
Além desse fator, existe o agravante de que esses acidentes são muito mais graves do que as colisões causadas por imprudências, já que o motorista está dormindo e tem o tempo de reação retardado pelo fator sono.
A idéia de criar um dispositivo específico para evitar que os condutores de caminhão durmam é excelente. Pelas estradas serem monótonas e sempre com o mesmo cenário, muitas vezes os motoristas entram em estado de sonolência e ter um aparelho que avise quando algo de estranho estiver acontecendo, pode salvar a vida de muitas pessoas.
Falta saber se a Volvo cobrará muito caro por essa inovação ou se será um acessório vindo de fábrica. Mas dependendo do valor, é válido investir, pois é um aparelho que pode salvar sua vida.

Publicado em 20/12/2011 no http://carros.viaki.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário