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terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Brasília conta com primeira faixa para ônibus

Brasília recebe primeira faixa exclusiva para ônibus
Distrito Federal deve receber um total de oito faixas para transportes coletivos. De acordo com Secretaria dos Transportes do DF, ônibus são minoria no trânsito, mas transportam a maior parte das pessoas
ADAMO BAZANI – CBN

Considerada uma cidade planejada para receber veículos de passeio sem nenhuma prioridade ao transporte público, Brasília que sofre com os congestionamentos e morosidade dos transportes coletivos promete reverter ou pelo menos amenizar a situação.
Além das obras previstas no contexto da Copa do Mundo de 2014 e que contam com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade, algumas intervenções podem melhorar um pouco o cenário, mesmo sendo medidas simples.
Nesta terça-feira dia 27 de dezembro de 2012, começa a operar a primeira faixa exclusiva para ônibus em Brasília.
O espaço para transporte público foi implantado na Estrada Parque Núcleo Bandeirante – EPNB.
A estimativa é aumentar a velocidade operacional dos ônibus, torná-los mais atraentes para a população, incentivando as pessoas a deixarem o carro em casa.
No total, devem ser oito faixas como as inauguradas nesta terça-feira, em diversas regiões de Brasília.
CARRO GERA OCUPAÇÃO DESPROPORCIONAL DO ESPAÇO PÚBLICO:
De acordo com estudos da Secretaria de Transportes do Distrito Federal, a ocupação que os carros provocam no espaço urbano é desproporcional a quantidade de pessoas que os veículos particulares transportam em comparação com os ônibus. E são muitos carros, o que provoca longos congestionamentos, gastos, viagens mais demoradas, poluição e perda na qualidade de vida.
Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante, por exemplo, desconsiderando motos e caminhões, os carros de passeio representam 94,26% dos veículos que transitam pela via e os ônibus são 5,74%. No entanto, estes 5,74% de ônibus transportam 70,31% das pessoas que passam pelo local, enquanto os 94,26% de carros só levam 29,29% das pessoas.
Isso se explica porque, levando em consideração que em média, um carro circula com duas pessoas, um ônibus convencional (de porte médio, sem ser articulado ou com três eixos) transporta 80 passageiros, o equivalente a 40 carros de passeio, ocupando, no entanto, o espaço de quatro carros.
Ainda segundo o estudo, se todos os carros de passeio que transitam pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante fossem enfileirados, eles ocupariam uma área de 286 mil metros quadrados, seis vezes mais se o mesmo fosse feito com os ônibus, que ocupariam 44 mil 820 metros quadrados.
Assim, priorizar o transporte coletivo no espaço público, além de ser uma questão de mobilidade urbana, é uma questão de democracia, ou seja, atender a maioria que utiliza mais racionalmente este espaço.
Para melhorar o sistema de transportes, o Distrito Federal deve realizar uma licitação dos serviços. Hoje Brasília possui uma das frotas mais antigas e com problemas, além de um dos maiores números de atrasos e viagens não realizadas entre as principais cidades brasileiras.

Publicado em 27/12/2011 por Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
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