Palestra para Motoristas

Palestra para Motoristas
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ACTROS: UM CENTRO DE TECNOLOGIA PARA O BEM ESTAR DO SER HUMANO...

Uma super máquina para o bem estar do ser humano
Assim pode ser classificado o Actros, o caminhão topo de linha da Mercedes Benz. Blog Ponto de Ônibus deu uma volta com o veículo e se surpreendeu
ADAMO BAZANI – CBN

O Brasil é um país rodoviário. A maior parte do descolamento de cargas e pessoas se dá pelas estradas. Muitas rodovias, dignas dos impostos, pedágios e outras taxas pagas pelo cidadão. Outras, verdadeiros atoleiros e lamaçais de descaso.
O fato é que os transportadores de cargas, tanto frotistas como os motoristas, são responsáveis pela manutenção e ampliação do crescimento econômico e social.
Muito mais que transportar cargas, estes profissionais levam sonhos, oportunidades de emprego e renda, o pão na mesa do trabalhador, a tecnologia e até mesmo a beleza de flores, roupas e outros objetos que podem deixar menos cinzento o dia a dia das pessoas.
Sendo assim, tais profissionais merecem reconhecimento e melhores condições de trabalho, além de bom retorno para seus negócios.
E esses são alguns dos objetivos do Actros 2646, caminhão topo de linha, da Mercedes Benz, para aplicações pesadas e extra-pesadas, em viagens de médias e longas distâncias.
Para o motorista, conforto e segurança e para o frotista, certeza de rentabilidade e eficiência pelo maior controle das operações do veículo, da manutenção e até mesmo por poder conhecer e orientar o trabalho do caminhoneiro quando necessário.
Nesta quinta-feira, 15 de dezembro de 2011, a reportagem do BLOG PONTO DE ÔNIBUS deu uma volta num Actros 2646, configuração de cabine Megaspace Segurança (a mais sofisticada da linha do Actros) pelo Rodoanel, trecho Sul, a convite da Mercedes Benz.
Na boléia, o simpático e experiente João Moita. Só de caminhão, ele tem 42 anos na estrada, dos quais, 32 anos trabalhando para a Mercedes Benz.
O técnico em demonstração da fabricante se recorda dos robustos 1113, que exigiam força e destreza do motorista, mas que eram destaque em sua época.
“Acompanhei toda a evolução do caminhão no Brasil e digo: muita coisa mudou. Antes eu descia a Serra pela rodovia Anchieta para Santos (SP) com 12 mil quilos em uma hora e 20 minutos. O percurso todo eu ia freando. Agora, eu faço o mesmo trajeto com 74 mil quilos em 20 minutos sem necessidade de pisar no freio”- diz.
E não é exagero de João Moita.
É possível fazer uma viagem inteira praticamente sem acionar o pedal de freio.
O Actros possui retarder de 5 estágios, top brake (freio motor), acionamento de freio elétrico, sistema ABS (anti-travamento das rodas), ASR (de controle dce tração, essencial para terrenos com pouca aderência), freios a disco em todas as rodas e um inovador sistema de controle de proximidade.
O caminhão possui um radar na sua parte dianteira. Quando acionado, o equipamento verifica a velocidade do veículo à frente e faz com que o Actros circule exatamente na mesma velocidade. Isso aumenta a segurança, diminuindo a possibilidade de colisões traseiras.
Mas o motorista continua sendo soberano. Ele pode acelerar mais que o veículo da frente, porém se o radar verificar que o risco de colisão é maior, pode até parar o caminhão.
Tudo isso, sem acionamento do pedal do freio.
Os itens de segurança não param por aí.
Motoristas de caminhão e ônibus devem estar muito atentos quando param em subidas ou em rampas.
Actros
O Actros 2646, com 456 cavalos de potência e 224 mkgf de torque a 1080 rpm, é todo computadorizado, o que oferece conforto e segurança. Há sistemas que detectam a velocidade do veículo à frente e deixa o caminhão na mesma velocidade, de frenagem automática para situações de risco, que alertam o motorista sobre mudança de faixa inadequada e que evitam a descida do caminhão em retomada de movimento em rampas ou subidas. No painel, o computador de bordo traz várias informações ao motorista, como a previsão para revisão geral e de componentes específicos. Foto: Adamo Bazani
Estes tipos de veículos são muito pesados e a tendência é de que quando estão parados nestes aclives e precisam continuar viagem é de voltarem um pouco para trás.
Isso requer muita agilidade do motorista que deve soltar o freio, engatar a marcha e logo acelerar o veículo.
O Actros possui um sistema de bloqueio de deslocamento em rampa. O caminhão pode ficar por alguns segundos sem marcha acionada e sem aceleração que ele não vai para trás. São os segundos necessários para o motorista ter total controle do caminhão e acelerar novamente, evitando riscos de acidente.
Há também uma câmera no parabrisa que consegue “visualizar e gravar” as faixas da estrada. Se por acaso, o motorista perde o controle do caminhão e invade a outra faixa sem perceber, ou mesmo se vai mudar de faixa, mas se esqueceu de acionar a tão necessária seta de direção, um alarme sonoro logo avisa o motorista. E o mais interessante é que este alarme soa do lado que o motorista está cometendo o erro. Se ele invade inadvertidamente o a faixa à direita, o som é no lado direito. Se a faixa for ao lado esquerdo, o alarme também será neste lado.
CARRO DE LUXO NADA, SOFISTICAÇÃO MESMO É NUMA BOLÉIA:
Quem olha do Actros de fora se impressiona por seu porte. A versão Megaspace Segurança (há também a Conforto e a Megaspace Conforto), testada pelo BLOG PONTO DE ÔNIBUS, já impressiona por sua altura 3 metros 75 centímetros e seu ar robusto, de “forte da estrada”. Os espelhos bem dispostos e abundantes mostram que a segurança é pensada em equipamentos de alta tecnologia, como os sensores de distância ou a câmera que identifica as faixas na estrada, e em detalhes mais simples, como um espelho no vidro dianteiro que dá toda a visão da frente do caminhão. Isso ajuda a evitar atropelamento de pedestres e animais.
Mas dentro da cabine é que dá a sensação de estar num centro de tecnologia sobre rodas.
O volante tem regulagem de altura e profundidade. O banco do condutor também apresenta várias regulagens.
Ao girar a chave, o caminhão “conversa com o motorista”,
No painel, aparecem informações sobre eventuais avarias, problemas mecânicos, temperatura, pressão der ar e até mesmo prazos de revisões, tanto as gerais como as de itens específicos.
“Isso faz com que o dono do caminhão tenha um controle melhor sobre a frota e a manutenção. Se aparece no painel que o caminhão precisa ter o motor revisado em 1 mil e 400 quilômetros, por exemplo, mas é necessário fazer uma viagem de 3 mil quilômetros, a revisão então pode ser feita antes desta viagem, para aumentar a segurança e a produtividade do veículo, o que se traduz em maior rentabilidade, que é o que o dono de frota precisa para tocar seu negócio” – explicou João Moita, o motorista de nossa viagem, técnico em demonstração e com 42 anos de experiência com caminhão.
Boa parte das funções computadorizadas do caminhão é acionada por uma alavanca multifuncional no volante (como se fosse uma alavanca de seta), pela qual, o motorista pode determinar até em qual distância o radar que detecta o veículo da frente deve começar a reduzir a velocidade do Actros.
O dono do caminhão tem em tempo real as informações sobre o posicionamento do veículo, a velocidade, eventuais problemas e até sobre a conduta do motorista.
Por uma central, o controle de tráfego sabe como o caminhoneiro está agindo.
Tudo isso é possível pelo sistema denominado pela Mercedes Benz de Fleet Board, um equipamento instalado no caminhão, que possui um cartão de identificação.
Actros
Fleet Board é um sistema que permite total gerenciamento do caminhão e da condutividade por parte do motorista. Todas as informações operacionais, mecânicas e sobre eventuais problemas que o condutor tem pelo computador de bordo são passadas em tempo real a uma central do frotista. Pelo Fleet Board também é possível saber o posicionamento do caminhão e como ele está sendo conduzido. O motorista ganha notas por seu trabalho, que têm o objetivo não de repreendê-lo, mas de aperfeiçoar o serviço e diminuir gastos, como com peças, combustíveis e pneus, decorrentes de condução inadequada. Foto: Adamo Bazani.
“O Fleet Board chega a dar nota para o motorista, até 10. O objetivo não é apontar erros e humilhar, mas auxiliar o condutor a ser um profissional melhor. E também aumentar a lucratividade do dono do caminhão, boa parte dos gastos, não só com combustível, mas com freios, pneus, desgastes, falta de segurança, etc se dá por uma condução inadequada” – disse João Moita.
O motorista é a essência de um serviço de transportes, por isso, ele merece toda a segurança e conforto.
E isso não falta no Actros.
Há dois sistemas de ar condicionado: o convencional, para quando o caminhão está em movimento e o que funciona por 08 horas seguidas, independentemente de o motor estar ligado e sem gastar a carga elétrica das baterias. Um sistema de tubulação de aço com um gel, que é resfriado no funcionamento do caminhão, garante esse conforto a baixo custo.
O caminhão possui camas com uma inovação desenvolvida pela NASA. É um conjunto de apoio do colchão, como um estrado inteligente, que identifica o peso e a forma do corpo e se ajusta da maneira mais confortável para o motorista.
A Mercedes Benz oferece no pós venda 5 mil peças a pronta entrega do caminhão e treinamento específico para os motoristas aproveitarem melhor os recursos oferecidos pelo Actros,que possui motor MB OM 501 LA, de 456 cavalos de potência, torque de 224 mkgf a 1800 rpm. Isso garante ao Actros possibilidade de tracionar até 80 mil quilos, em diversas aplicações. Há o Actros que poder ser usado fora de estrada, como para mineradoras e indústrias petrolíferas.
O momento é bom para o mercado de caminhões. O aquecimento da economia aumenta o consumo e a necessidade de transportes de mercadorias. A modernização nas cidades, inclusive dentro do contexto da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, trazem mais demanda para o setor de construção civil e maior necessidade do uso de caminhões.
ACTROS
O conforto e o bem estar do motorista refletem em produtividade e conservação do veículo. E isso não falta no Actros. Ar condicionado convencional e noturno, que funciona independentemente da atuação do motor, vários porta objetos, bancos e volante com ajustes reguláveis e uma cama com um sistema de acomodar o corpo desenvolvido pela NASA fazem o caminhão dar um banho em muito carro de luxo. Foto: Adamo Bazani.
Em 2012, o Actros começa a ser produzido na unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Ele seguirá, por lei, os novos padrões de redução de emissão de poluentes do Proconve P 7 (que segue as normas da Euro V) e usará a tecnologia BlueTec 5, com a adição de ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo,com 32% de uréia industrial, um fluido adicionado no sistema de escape que reduz por uma reação química os poluentes do diesel.
O cliente do Actros normalmente é o grande frotista, mas o veículo é feito mesmo para o ser humano. A segurança do motorista e dos demais ocupantes dos outros veículos ao redor.
É uma forma de oferecer ao motorista melhores condições de trabalho,como explica João Moita.
“Toda essa tecnologia ajuda e muito o motorista, facilita sua vida, mas não substitui esses guerreiros da estrada que sempre estarão no comando, muitas vezes longe de suas famílias, dos seus lares, mas na maravilha que é a estrada. Por isso, amor e respeito ao próximo são itens que devem ser de série em todo o motorista, principalmente o profissional” – disse o experiente e apaixonado pelo trecho João Moita, que não trocaria a estrada por nenhum trabalho em escritório.

Publicado em 15/12/2011 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário